quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

V.I.S.I.T.E. O ESPAÇO CULTURAL - MUSEU CÍCERO DIAS EM ESCADA


Hoje Escada 26 de Jan. de 2012 o Espaço Cultural Museu 


Cícero Dias recebeu a visita do Tataraneto do Visconde de

Utinga, Primo de Cícero Dias e Proprietário da Companhia


 Industrial Pirapama O Sr. Dr. Vicente e o Gerente da Fabrica

Sr. Mauro na ocasião nos trouxe uma fotografia do Pintor ao


 nosso município da década de 1990.


Da direita para a esquerda: Zui - Secretária de Cultura do Município / Mariinha Leão - Escritora e Autora do hino de Escada e Alex Anthony Pesquisador do Museu Cícero Dias

Amaro Paulo Filho- ( PEPEU) G.C.M. responsável pela segurança do Museu e Alex Anthony Pesquisador do Museu Cícero Dias    
Busto em homenagem ao Barão de Suassuna..
   Cícero Dias nasceu no Engenho Jundiá, município de Escada, a 50 quilômetros de Recife (PE), em 5 de março de 1907 e, bem cedo, mudou-se para o Rio de Janeiro.

     Matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes, apresentou-se desde o início com um temperamento irrequieto e inconstante. Começou estudando escultura e, em pouco tempo, desistia dessa opção, trocando-a pela pintura, em cujo estudo também não permaneceu por muito tempo.

      Seu grande interesse era experimentar novas tendências, idéia que o colocou em choque com a orientação severa da Academia. Pedindo, pois, seu desligamento, a partir de 1928 passou a estudar por conta própria e, nesse mesmo ano, realizou sua primeira individual, nas circunstâncias que já apontamos acima.

      Em 1929, voltou à sua terra, fazendo uma exposição em Recife, onde causou o mesmo escândalo registrado no Rio de Janeiro. Formou, então, o conceito de que o problema estava nos grandes centros, que cultivavam preconceitos e, assim, tinham dificuldade em aceitar ou, pelo menos, testar novas propostas.

      Para comprovar essa sua tese, realizou mais três exposições, desta vez no interior de Pernambuco, onde sua pintura foi aceita com mais facilidade.

      «O povo não estranha,» concluiu ele, «quem estranha é o mal instruído, o burguês, mas o povo não.»

Desvinculado do ensino acadêmico, sua arte ganhou maior liberdade de expressão, aparentemente sem o fino trato que os pintores ortodoxos, em geral, dispensam aos seus quadros.

As pinturas de Cícero, no dizer de um crítico, eram formadas por «imagens soltas e mal construídas (...) através de uma linguagem como a dos primitivos, ou a das crianças».

Com o início da 2ª República (1930-1945), o arquiteto Lúcio Costa (1902-1999) assume a direção da Escola Nacional de Belas Artes e inicia um processo de renovação, não aceito por outros professores, que lhe criaram uma série de embaraços, resultando em sua demissão pouco tempo depois.

Mas, ao menos naquele ano de 1931, Lúcio Costa era diretor e abriu as inscrições para o Salão anual, liberando-o a todas as tendências de arte, e não apenas a acadêmica.

Cícero Dias aproveitou a oportunidade e não deixou por menos. Preparou uma tela com mais de vinte metros de comprimento e, tal como fazem os grafiteiros de hoje, pintou nela tudo que lhe ia pela imaginação, de cenas comuns, infantis, até cenas eróticas.

Não é preciso dizer que o escândalo se repetiu, desta vez, com danos materiais, pois o grande painel foi destruído em vários pontos, obrigando-o a fazer o restauro. Expurgadas as cenas mais fortes, o painel ainda ficou com 17 metros de comprimento.

Morre Cícero Dias
Folha Online 28/01/2003 - 15h52 

     O artista plástico pernambucano Cícero Dias morreu hoje de manhã, aos 95 anos, em sua casa em Paris, de falência múltipla dos órgãos.

     Ele estava acompanhado da mulher, a francesa Raymonde, e da filha, Sylvia. O pintor teve anemia há cerca de um mês e recebia cuidados médicos em casa. O enterro será na segunda-feira, no cemitério de Montparnasse, na capital francesa.

     O artista é considerado um dos maiores nomes do modernismo brasileiro. Ele nasceu em 5 de março de 1907 na pequena cidade de Escada, no interior de Pernambuco.

     Em 1920, aos 13 anos, Cícero se mudou para o Rio de Janeiro. Foi interno no mosteiro de São Bento. Entre 1925 e 1927, teve seu primeiro contato com os modernistas.

     Em 1928, realizou sua primeira exposição, em que expôs o célebre painel "Eu vi o Mundo", de 15 metros de largura. Em 1931, abriu uma exposição no Salão de Belas Artes.

     No ano de 1937, foi para Paris. Um anos depois, Dias realizou suas primeiras exposições na cidade. Nessa época, em busca de novos rumos para seu trabalho, entrou em contato com as obras dos artistas da Escola de Paris.

     O encontro causou um impacto muito grande, o que pode ser percebido nos seus quadros do início dos anos 40, entre eles "Mulher na Praia" e "Mulher Sentada com Espelho". Há claramente uma inspiração nas obras de Pablo Picasso.

     Em 1945, ingressou no grupo Espace. No ano seguinte, mostrou seus trabalhos na mostra na Exposition Internationale d'Art Moderne, no Museu de Arte Moderna de Paris.

     No início dos anos 60, o artista pintou diversas telas com retratos de mulheres.

     Em 2000 inaugurou uma praça projetada por ele mesmo em Recife.

     Em fevereiro do ano passado, Dias esteve na capital pernambucana para o lançamento de um livro sobre sua trajetória artística e fez uma exposição na galeria Portal, em São Paulo.


2 comentários:

  1. Com eu entro em contato com o espaço cultural museu cicero dias? A escola em que trabalho vai fazer um trbalho sobre ele e gostaria de mais informações. Obrigada. Meu email é carlaalcaire@live.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de obter o número do telefone do Museu

    ResponderExcluir

HAVERÃO FRUTOS...


SEI QUE HAVERÁ FRUTOS, SÓ NÃO SEI QUE FRUTOS SERÃO.

SEI QUE HAVERÁ FLORES, SÓ NÃO SEI QUE FLORES SERÃO.

SEI QUE HAVERÁ FOLHAS, SÓ NÃO SEI QUE SOMBRAS FARÃO.

SEI, PORÉM QUE A SEMENTE QUE SEMEEI

FOI ESCOLHIDA ENTRE AS MELHORES.

SEI TAMBÉM QUE AO SEMEAR, COLOQUEI

TODO MEU AMOR E MINHA CAPACIDADE,

NÃO SEI SE A VERDADE QUE BROTARÁ, SERÁ A VERDADE QUE SEMEEI.

SEI AINDA, QUE A MINHA INTENÇÃO E O MEU EMPENHO

FOI O MELHOR QUE TINHA EM MIM.

NÃO SEI QUE VERDADE BROTARÁ EM CADA UM,

MAS SEI QUE A VERDADE DE CADA UM,

DEPENDERÁ DA CORAGEM, DO ESFORÇO

E DA PERSISTÊNCIA DE CADA UM,

A SEMENTE FOI A MESMA, E OS CUIDADOS TAMBÉM,

A DIFERENÇA ESTÁ NAS MÃOS DE CADA UM.

“CEÇA - Presidente dos Conselhos Tutelares de Pernambuco"